quinta-feira, 2 de agosto de 2018

MDB: Carta Aberta aos EMEDEBISTAS

Amigo (a) emedebista,

Chegamos a você para falar um pouco sobre o que o MDB fez pelo Brasil, hoje e no passado. Não preciso me alongar ao lembrar que, sob o foco político, reestabelecemos a democracia no país e constituímos um novo Estado brasileiro. A Constituinte de 1987/88 foi toda patrocinada e dirigida pelo MDB. Fomos nós que, ouvindo o povo brasileiro, erigimos instituições sólidas que, depois de 30 anos, continuam e continuarão ainda por muitos anos. Relembro isso para que nos orgulhemos de nossa história política e institucional.

Por outro lado, durante muito tempo, apoiamos outros governos. No Plano Real, ajudamos a eliminar a inflação que era um flagelo para o povo. Na implantação dos programas sociais, auxiliamos na implementação de medidas que visam corrigir distorções e ajudar a combater as injustiças de nossa sociedade.

Ao chegar ao governo, mais recentemente, levamos adiante um programa baseado no documento Ponte para o Futuro. Aplicamos tudo aquilo que estava nesse documento do MDB. Vocês se recordam: fizemos inúmeras reuniões e várias sugestões, propostas e ideias foram incorporadas ao documento. Chegamos ao poder para aplicar um programa, coisa que há muito havia sido abandonada na política nacional. E isso foi feito.

Você sabe e conhece as reformas que foram feitas no país. Não só na economia. Não só os juros, a inflação, mas a situação das empresas estatais, a realidade da educação, meio ambiente e da saúde. E veja o que nós fizemos ao longo do nosso governo. Mudamos o Brasil.

Neste trajeto foi importantíssima a ação da equipe que conduziu a economia com todo meu apoio. Pessoal, político e institucional da Presidência da República. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, montou um time do melhor nível que permitiu avanços para combater o desemprego no país. E foi essa ação conjunta que permitiu os excelentes resultados que alcançamos em curto período de tempo e logo após a maior recessão de nossa história. O PIB acumulava queda de -3,6%, com viés negativo. Logo revertemos e registramos +1% positivo.

A esperança foi renovada em nosso país. E isso se deve ao nosso MDB e ao ministro Henrique Meirelles. E não nos esquecemos da área social. O Bolsa Família recebeu aumento duas vezes, acima da inflação, que caiu a níveis baixíssimos no nosso governo. Além disso, lançamos o programa Progredir para criar novas oportunidades para mais de 150 mil jovens de famílias do cadastro do Bolsa Família. 

Criamos oportunidade com o microcrédito para esse mesmo público, oferecendo R$ 3 bilhões para cerca de 1,1 milhão de pessoas. Agora, estamos disponibilizando mais de R$ 4 bilhões. Essa é, na prática, a nossa tese de responsabilidade fiscal com responsabilidade social.

Fizemos a harmonia entre o trabalho e o trabalhador, reformando as leis para gerar mais empregos. Buscamos investir na qualificação de mão de obra, assegurando recursos para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Unimos a atitude política com a eficiência do Meirelles ao nosso lado para alcançar essas conquistas.

No momento em que se aproximam as convenções partidárias, nós chamamos o Meirelles. Fizemos isso porque é importante ter um candidato a presidente da República. Será importante para nossos candidatos a deputado estadual e federal, para senador e governador, ver o 15 do nosso MDB na disputa nacional. E quem vai representar o 15 é o candidato Henrique Meirelles. Chamar o Meirelles é reconhecer o trabalho de um profissional que teve sucesso na iniciativa privada, dirigiu um dos maiores bancos internacionais do mundo. Foi eleito deputado federal em 2002, mas foi chamado para presidir o Banco Central num momento delicado de nossa economia. E foi exitoso. Agora, novamente foi chamado para enfrentar uma forte recessão. De novo, venceu com a equipe que mencionei anteriormente.

Faço um alerta: nós não precisamos de salvadores da pátria, inventores da roda. Precisamos de alguém experiente que saiba o que fazer. E o Meirelles sabe. Já provou isso. Nós precisamos é desse otimismo cívico que o MDB já mostrou que pode oferecer ao Brasil e que continuará fazendo. Basta ver o documento chamado Avançamos, onde todas as vitórias desses dois anos estão registradas. São vitórias de nosso partido, que você pode defender na disputa deste ano. E ao defender as cores do nosso MDB, defender também a figura inatacável de Henrique Meirelles, que muito já fez pelo nosso país.

Recentemente, lançamos o documento Encontro com o Futuro – a sequência de tudo que já foi feito. O MDB sabe o caminho da política e já mostrou isso. O chamamento do MDB a Meirelles é a busca de se unir a boa política com a eficiência econômica. É o encontro do Brasil com um futuro melhor. Para todos. Naturalmente, chamando o Meirelles.


Brasília/DF, 02 de agosto de 2018.



Nenhum comentário:

Postar um comentário